sábado, 27 de outubro de 2007













Tempo de Glória
GLÓRIA PIRES entra em 2006 cheia de motivos para comemorar. Em entrevista e ensaio exclusivo para QUEM, a atriz fala de sua personagem em Belíssima e revela a receita de juventude e sucessoPOR LUCIANA BARCELLOSFOTOS: LUCIANA AVELLAR/QUEMCOORDENAÇÃO: ADRIANA BECHARASTYLING: PATRICIA VIERA


exemplo do ano passado, 2006 certamente será o ano das Pires. Depois do sucesso de Cleo em América, agora é a hora e a vez de Glória no horário nobre da Globo. A atriz voltou com força total à TV, no papel da bem-sucedida Júlia Assumpção de Belís-sima. Entrar no ar depois da filha mais velha (do casamento com Fábio Jr.) é motivo de muito orgulho para a atriz. “Tem um gosto muito bom, claro que tem. Até se não tivesse esse estouro todo seria muito gratificante. Mas, sinceramente, não esperava outra coisa porque Cleo é muito cativante e muito verdadeira”, diz a mãe coruja. A filha devolve os elogios: “Ela é muito especial, uma profissional muito dedicada. Concilia tudo, chega em casa e ainda consegue ser a mãe incrível que é, sempre dando atenção aos filhos, ao meu pai (o padrasto, Orlando Morais). Ela é completa em todos os aspectos. Tenho muito orgulho dela. Adoro quando ela está na TV”.
CONSPIRAÇÃO. Na história de Sílvio de Abreu, Glória faz par romântico com Marcello Antony e, pela primeira vez em 37 anos de carreira, contracena com Fernanda Montenegro e Tony Ramos na televisão. “Tudo conspira a favor. É um presente estar cercada de tanta gente boa”, derrete-se ela, que, pela primeira vez, também está assistindo a uma novela – normal-mente, ela só liga a TV para ver filmes e programas jornalísticos. “A trama é tão intensa que você fica atrás de novidades o tempo todo. Comigo nunca tinha acontecido isso”, conta a atriz de 42 anos. Aliás, veia e Stella Torreão (personal trainner) todos os dias. Ninguém entendia, nunca tinham me visto na academia e, de repente, passaram a me ver diariamente. Perguntavam se eu ia participar de uma maratona, posar nua”, diverte-se a atriz, que fez o “intensivão” por dois meses. Por falar em posar nua, isto nunca esteve na pauta da atriz. “Nunca precisei fazer nem para o meu ego, nem por causa de dinheiro, nem para conseguir nada. Não é a minha cara.”
VISUAL. Além de ter emagrecido e adquirido massa muscular, Glória também mudou radicalmente o visual. Primeiro, clareou o cabelo para o filme. O resultado ficou tão bom que o maquiador Fernando Torquatto, supervisor de caracterização de Belíssima e que também assina o make-up desta produção de QUEM, quis reaproveitar na novela. “Dei mais uma clareada e, agora, para a nova fase da personagem, casada e feliz, ela aparece mais morena e com os cabelos mais naturais. Dá o frescor que o verão pede”, afirma Torquatto. Para este ensaio fotográfico, Glória entrou no clima dos anos 70. “Agora só falta cantar Aquarius”, brincou, referindo-se à música do filme Hair. “Tem certas épocas que eu amo: anos 70, 50 e 40. A Belle Époque acho uma coisa!”, comenta ela que, no entanto, não é daquelas que fazem qualquer concessão à moda. “Para mim é fundamental o conforto. Privilegio em qualquer situação. Ninguém nunca vai me ver com uma roupa deslumbrante ou um sapato fenomenal que não seja confortável.” Também não cede a maiores ousadias. “Não uso nunca roupa muito pelada, provocante. Não gosto.”
“Felicidade e alegria de viver são o melhor elixir, a vacina mais eficiente contra doenças e o cosmético mais poderoso que tem”
CASEIRA. Conhecida e respeitada como uma das atrizes mais talentosas da TV, Glória Pires está longe de fazer o perfil de estrela. Muito pelo contrário. Preserva vários hábitos bem comuns. “A coisa que mais gosto na vida é estar com meu marido e meus filhos, seja onde for, em qualquer lugar”, diz ela, que tem mania de arrumação. “Às vezes, quando começo um trabalho intenso como esse, a minha casa perde espaço na minha vida, então passo algumas madrugadas arrumando. Quando perco o sono, vou colocar aquele determinado enfeite no lugar certo, ajeitar os livros.” A atriz também se gaba da habilidade para trabalhos manuais. “Tenho mão muito boa para tudo: pintura, bordado... Quando fui fazer O Tempo e o Vento, aprendi a fiar, que é bem difícil. Bordar é um passatempo. Faço pintura em porcelana. Lá em Goiânia, fiz saladeira, fruteira, cachepô, jogo de xícaras, um presépio com 13 peças, iniciei um aparelho de jantar...” Uma vez por semana, promove um encontro religioso em casa: “Não leio todo dia, mas toda semana faze-mos o culto do lar, quando lemos um trecho do Evangelho lá em casa, com a família, funcionários, amigos, quem estiver e quiser participar.”

Classificando o nascimento dos filhos como o “momento de maior alegria na vida”, Glória credita a esses hábitos a receita de sua ótima aparência. “Felici-dade e alegria de viver são o melhor elixir, a vacina mais eficiente contra doenças e o cosmético mais poderoso que tem”, ensina, com conhecimento de causa. Ela deve ter razão.

BASTIDORESPatricia Viera é a estilista brasileira que abraçou o couro e seus derivados como a principal matéria-prima de suas coleções, desenvolvendo as mais sofisticadas técnicas de modelagem. Seu jeito de interpretar o material e a moda lhe garantiu lugar cativo nas mais hypadas lojas do mundo. Sucesso da semana de moda carioca, ela agora parte para as passarelas paulistas, estreando na Fashion Week. A convite de QUEM, aceitou o desafio de virar stylist por um dia, só para vestir a estrela da novela das oito,
Glória Pires, ao lado da paisagista Adriana Fonseca, que criou todo o cenário naturalista das fotos. Também participaram:

Nenhum comentário: