sábado, 21 de novembro de 2009

Gloria Pires: 'Eu sempre tive os pés no chão'

ENTREVISTA O DIA
POR GUILHERME SCARPA
Rio - Duplamente na 42ª edição do Festival de Brasília de Cinema Brasileiro — com ‘Lula, o Filho do Brasil’ (hors concours) e ‘É Proibido Fumar’ (em competição) —, Glória Pires está de volta ao Brasil após longa estada em Paris. E em ótima fase: além de interpretar Dona Lindu, mãe do presidente, a atriz acaba de contracenar, pela primeira vez, com a filha Cleo, no filme de Fábio Barreto. Ela também promete voltar à TV, no horário nobre, em 2010, e vai dirigir um documentário.

O DIA — Foi concorrida a sessão de abertura do Festival de Brasília. O elenco chegou a ficar sem assento. O que você sentiu na pré-estreia de ‘Lula, o Filho do Brasil’?
Glória — Fiquei bastante surpresa com a quantidade de pessoas. Para mim é tudo novidade. Teve a questão de segurança (não havia bombeiros no teatro). Mas foi uma manifestação positiva. É a primeira vez que venho.
Você é sempre dócil quando requisitada, seja por fãs, imprensa ou qualquer pessoa. Sempre foi assim? Como lida com o assédio?— Eu sempre tive carinho com as pessoas. Sei que tem uma histeria em cima disso. Antes, eu pensava na importância que o autógrafo tem para as pessoas. Questionava. Mas, com o passar do tempo, relaxei. Outro dia estava fazendo compras no supermercado e uma pessoa me pediu autógrafo. Mas nunca vem uma só. Vieram muitas (risos). E eu tinha hora. Expliquei isso e disse que não podia dar mais nenhum porque estava realmente bem atrasada.
Mas você já passou por alguma situação surreal de assédio dos fãs?
— Eu estava no avião, dormindo, e uma pessoa me acordou para pedir autógrafo!
Você deu um fora?
— Eu abri o olho, assinei e dei para a pessoa, sem dizer nada. Não sou grosseira. Quando a Cleo (Pires, filha da atriz) era pequena, levava as amiguinhas lá em casa. E elas ficavam loucas com os amigos (famosos) que frequentavam e também queriam pedir autógrafos. Eu proibia!. Mas entendi que não sou eu que vou educar.
— O que você acha de atrizes que começaram ontem e já ‘se acham’?
— Às vezes é por timidez ou medo. Hoje é muito diferente essa questão de popularidade. Quando eu comecei, não tinha esse assédio. Mas as pessoas precisam aprender a lidar com isso. Quando escolhemos uma profissão, não imaginamos o que vem junto com ela. Eu sempre tive os pés no chão.
A sua filha, Cleo, é de uma nova geração. O que acha do trabalho dela?
— Adoro o trabalho da Cleo. Quando ela recusou fazer o remake de ‘Cabocla’ (a primeira versão foi estrelada por Glória, em 1979), deu o pulo do gato. Se ela fizesse, ficaria presa à mim, as comparações seriam inevitáveis. É a forma que encontrou e achei certa.
E na época vocês conversaram muito sobre o papel na novela? Foi decisã conjunta?
Conversamos muito na época. Analisamos tudo. Ela decidiu assim. Tinha recebido o convite para a novela antes de ‘Benjamim’ ser lançado (filme pelo qual Cleo Pires ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival do Rio, em 2003). Nesse ponto eu sou como a Dona Lindu, digo: ‘Espera que a sua hora vai chegar, calma’.”
— Como foi contracenar pela primeira vez com sua filha em 'Lula, O Filho do Brasil'?
— Foi ótimo. O Fábio (Barreto, diretor do filme) disse que ia criar uma cena para a gente contracenar (elas só aparecem juntas em duas). Acabou sendo a do casamento. Dona Lindu fala para a Lourdes (sua nora, primeira mulher do presidente, vivida por Cleo): ‘Rapadura é doce, mas não é mole, não’. (risos)
Você está com dois filmes no Festival (‘Lula’ e ‘É Proibido Fumar’, de Anna Muylaert). É possível escolher um favorito entre os dois?
— Não! É um presente participar com dois filmes. Cada um é especial, tem uma afetividade. — Você acha que o filme tem caráter eleitoreiro por conta do tema, às vésperas da eleição?
— Não. As pessoas tem que ver o filme e avaliar. É sobre a vida de um brasileiro.
E a experiência de interpretar Dona Lindu, mãe do presidente Lula, como foi?
— Ela é a Mãe Coragem, uma personagem universal. Mas ter dados reais sobre ela me ajudou muito. Muitas mães vão se reconhecer nessa mulher (que cuida de oito filhos, sem a ajuda do marido). Eu me dedico muito sempre. E tive uma mãe maravilhosa. — E a personagem de 'É Proibido Fumar' é totalmente diferente (uma mulher que tem o cigarro como seu melhor amigo) de Dona Lindu...— Demais. Este já é outro processo (risos).
— Mas você tem noção de que imprime selo de qualidade às personagens que intepreta? Você se olha no espelho e diz: ‘Sou boa’?— Não tenho controle sobre o que eu faço. É intuitivo. São muitas emoções. Empenho meus maiores esforços. Na verdade, é muito subjetivo. Depende de muita gente, equipe, atores, direção. Não sou eu sozinha.
— Tem planos de se aventurar na direção?
— Tenho! Ainda é um embrião, mas tenho o projeto de um documentário. Quero muito fazer, mas ainda não tem nada definido.
— Você passou uma longa temporada em Paris. Como está sendo essa volta ao País?
— É bom e não é. Porque as crianças estão lá, estudando. Vim para o Brasil divulgar o filme, mas vou voltar logo para lá.
Tem previsão de seu retorno à televisão?—
Vai ser no final de 2010, na novela do Gilberto Braga.
E teatro, não tem vez mesmo na sua vida?
— Não... Eu gosto de ir para ver os meus amigos. Não tenho vontade nenhuma de fazer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Categoria: Artigos Medjugorje
Artigo N.º 764 - Os dez segredos de Medjugorje

Não fiquem pensando no futuro, mas fiquem pensando em qual é a vontade de Deus para vocês no dia de hoje”.
Mirjana Soldo

Tratam-se de segredos sobre acontecimentos futuros na vida particular dos videntes e no futuro da humanidade, da vida na terra. Os segredos para os videntes não são os mesmos.
Vicka, Maria e Ivan ainda têm as aparições diariamente e cada um deles conhece nove segredos.

Todos os segredos para Mirjana são de caráter universal, não particulares, e deverão ser revelados integralmente a todos.

A revelação dos segredos se dará da seguinte forma: no mesmo dia em que Nossa Senhora revelou o décimo segredo à Mirjana ela lhe pediu que escolhesse um sacerdote para comunicar o seu conteúdo quando chegar o momento de cada um deles ser revelado. Mirjana escolheu o frade Franciscano Frei Petar Lubjici, o qual foi aprovado por Nossa Senhora.

Numa entrevista no primeiro trimestre de 2007 o padre Petar narrou como ele veio a saber que tinha sido escolhido por Mirjana e o que isso significou para ele. Vejamos o que ele disse:

"Em uma noite, há 25 anos atrás, em Medjugorje, soube que Mirjana me havia escolhido para revelar os segredos. No início pensei que fosse uma brincadeira. Disse que era uma coisa muito séria, que não poderíamos brincar com isso. Mas, depois continuei a pensar. Perguntava-me: pode ser realmente verdade ? Tudo isto não me deixava indiferente. Para mim era estranho imaginar o motivo que Mirjana tivesse escolhido exatamente a mim. Considerava uma grande honra, mas também uma grande responsabilidade. Não consigo explicar porque, mas não tinha medo.

Quando depois encontrei-me com Mirjana, ela me perguntou:” Sabes que quando chegar o momento, serás tu a revelar os segredos?”“. Um pensamento me veio à mente: “mas, te parece possível?”. Parece me difícil encontrar a palavra adequada para exprimir a minha sensação naquele momento. Só sei que fui atravessado de uma sensação de felicidade e segurança."

O que se sabe do conteúdo dos segredos?

Pe Pedro continua:

"Os segredos, como diz a palavra, são segredos. Não sabemos nada de seu conteúdo. Só se pode dizer que os segredos serão advertências que acontecerão em um determinado lugar e em um determinado tempo. Mas, que coisa acontecerá, isto não sabemos. Devemos considerar a existência destes segredos como uma ajuda para nós, a fim de que levemos a sério a vida que Deus nos doou e desfrutemos do tempo para a nossa salvação e a salvação de nossas almas. Isto significa para nós que devemos viver de uma maneira tal que possamos prestar contas diante de Deus a qualquer momento. Se vivermos assim, estaremos sempre prontos a encontrar Deus e a andar diante Dele. Por isto, não devemos ter medo da revelação dos segredos e não é necessário perguntarmos sobre 'quando'."

Como será a revelação dos segredos:



Frei Petar Ljubicic
Pe Pedro explica: "Nós sabemos que 10 dias antes nós tomaremos conhecimento sobre o que irá acontecer (Padre Petar e Mirjana). Existe um ‘pergaminho’ que receberei de Mirjana.Todos os segredos estão escritos lá – onde irá acontecer, quando e como estão escritos lá. Então pelos próximos sete dias eu e Mirjana jejuaremos. Três dias antes será revelado para o mundo o segredo (o acontecimento, o local, a hora e minuto de início e a duração). Nós devemos dizer que os dois primeiros segredos estão envolvidos com Medjugorje. Será um aviso do que irá acontecer, porque Nossa Senhora apareceu primeiro em Medjugorje.