terça-feira, 28 de outubro de 2008

Glória Pires viverá a mãe de Lula em superprodução sobre a vida do presidente


Vida de Lula será uma superprodução
Com orçamento de R$ 12,5 milhões, o filme terá pelo menos quatro Lulas e 3.500 figurantes
Eliane Brum
Para empreender a travessia de Caetés, no sertão pernambucano, para São Paulo, a mãe de Lula foi obrigada a vender até os santos e os retratos de família antes de embarcar no pau-de-arara com os filhos. Agora, essa história vai virar um filme orçado em R$ 12,5 milhões – uma superprodução para os padrões brasileiros, com 3.500 figurantes. Quase um terço já foi captado com empresas privadas brasileiras. O produtor Luiz Carlos Barreto busca financiamento internacional com a família Constantini, argentina, e com a Paramount, entre outros possíveis investidores. As filmagens, dirigidas por Fábio Barreto, começam em janeiro. E o lançamento – simultâneo em capitais da América Latina para aproveitar a popularidade de Lula como liderança continental – está previsto para o final de 2009. Outros presidentes, como Jango e JK, foram contemplados em documentários e até uma minissérie. Mas Lula será o primeiro a ter sua trajetória contada em um longa de ficção.

Mas não só. Se o cronograma, atrasado várias vezes, for cumprido, Lula vai assistir à sua história na tela do cinema do Palácio da Alvorada, ainda com a faixa de presidente da República. Se a crise internacional não atrapalhar, será um momento apoteótico para alguém que estreou na vida esperando por uma parteira que, muito gorda, caiu do cavalo antes de conseguir atender ao chamado de dona Lindu.

O filme inicia com a partida de Aristides, o pai de Lula, para São Paulo, em 1945. E termina com a morte de sua mãe, Lindu, em 1980. Ao empreender a migração, Aristides deixou no sertão a mulher com a barriga espichada por oito meses de gestação e uma escadinha de filhos. No ventre de Lindu está Lula. Ele só vai conviver com o pai a partir dos seis anos, quando a mãe migrou para Santos e a família descobriu que Aristides tinha outra família, formada com dona Mocinha, uma adolescente que ele carregou já de Caetés.

Na campanha de 2002, Lula chorou ao falar do pai na gravação de um programa para o horário eleitoral em que contava a história de sua vida. Ele lembrava que o pai lhe negou o sorvete que dava aos irmãos, dizendo: “Você não sabe chupar sorvete”. A cena não foi ao ar por ser considerada muito emotiva.

Aristides era um homem violento, que brutalizou a família até Lindu conseguir reunir forças para deixá-lo. Quando morreu de alcoolismo, em 1978, foi enterrado como indigente. Lula liderava a greve da Scania. Entre as duas mulheres, Aristides deixou 25 filhos. Em entrevista a Época, em 2002, Lula afirmou: “Hoje, eu perdôo meu pai. Valeu o espermatozóide que me gerou”.

Lourdes, a primeira mulher de Lula, terá o rosto de Cleo Pires. São os dois nomes confirmados no elenco. Lourdes morreu de parto, aos sete meses de gestação do primeiro filho de Lula. No velório, conforme parentes contaram à Época, o chão da casa humilde afundou com o peso do caixão. Era mais uma cena impressionante em uma trajetória que contém todas as mazelas crônicas do país.

Baseado no livro Lula: o filho do Brasil, de Denise Paraná, o filme termina antes da criação do PT. Quando a mãe morreu, Lula já era líder sindical no ABC paulista. Estava preso no Dops. Foi liberado pelo delegado Romeu Tuma para comparecer ao enterro. Dona Lindu morreu de câncer no útero. Com vergonha de se mostrar a um médico, o diagnóstico chegou tarde demais. O filme apenas aponta a futura glória do filho de Lindu.

5 comentários:

Anônimo disse...

gloria nao sei se vc ira me responder mas eu sou seu fâ desde pequeno tenho 23 anos e me apaixonei pela suas interpretaçoes em mulheres de areia acho vc uma esxelente atriz,ja fui ao blog de manoel carlos e lhe pedi para vc ser a helena dele,ou se nao uma vilâ pois adoro vc como viâ fique com Deus e aproveite esse ultimos meses ai em paris .obs aceite mas convite de novelas sinto sua falta nas telinha vc lembra o memorial de maria moura inesquecivel,né,ah amo de paixao a cleo a sua filha e o maximo ,mas tambem teve a quem puxar ela é uma grande atriz e vou acompanhala na proxima novela das oito caminhosdas indias.beijao para essa familia linda .estou aguardando,se eu fosse vc 2.beijos te adoro.

Anônimo disse...

ah nao sou anonimo meu nome é rodrigo meu e milé rodrigoroca_ps@hotmail.com

Anônimo disse...

(E-mail enviado à Rede Globo)

Gostaria de me corresponder c/ Glória Pires à respeito do papel q ela interpretará viivendo D. Lindú (mãe do Presidente Lula), e não sei como fazer.

Eu e minha familia nos consideramos parte e personagens dessa história e temos informações importantes p/passar à Glóaria Pires sobre a grande mulher e mãe q foi D.Lindú,(madrinha de uma das minhas irmãs, juntamente c/ Maria (irmã do Lula) e o marido dela, Antonio(falecido).
Além de Madrinha, eu e minha família consideramos D. Lindú foi nossa "segunda mãe" e somos testemunhas de qto ela foi heroína, espec.na Vila Carioca nos Anos 60, onde convivemos juntos por + de 10anos

Glória Pires irá se maravilhar com os detalhes e fatos q temos p/ contar à respeito dela e acreditamos não estar no Livro de Denise Paraná.

Somos testemunhas do imenso caráter, bondade, força, enfim, tudo o q foi e representou D.Lindú.

Ficarei muito grato se houver a possibilidade de escrever n/ versão da história p/ a Glória Pires, isto fará c/que o papel representado por ela seja ainda mais magistral.

Contaremos o quanto D. Lindú na sua vida humilde fêz pelas pessoas do bairro e ajudou-nos a vencer e a sobreviver, especialmente ao meu pai Tiago.

O que temos à contar sobre a D.Lindú, é muito mais do que "a mãe de um operário que se tornou Presidente de um país.

Somos testemunhas vivas juntamente com outros amigos e vizinhos que mudaram da Vila Carioca para outro bairro, sobre a maravilhosa personalidade forte, brava, firme, educada, generosa, honesta e maravilhosa que foi nossa querida mãe D. Lindú.

Não é a toa que Luis Inácio da Silva tornou-se Presidente, muito mais da metade de sua luta e vitória foi conquistada por ele, por ter ele nas veias o mesmo sangue da D. Lindú.

E o que ela fêz por minha família na Vila Carioca é simplismente indiscritível.

Hoje em dia nada disso existe mais...infelismente!

Amor, Família, Solidariedade,....Fé em Deus são qualidades escassas hoje.

Temos muito pra contar à respeito de como ela nos ajudou em todos os sentidos, levando-nos para a casa dela para passarmos mêses e meses lá, enquanto minha mãe permancecia doente e internada, e D.Lindú cuidando de nós como se fossemos realmente seus filhos...absurdamente com amor e dedicação....isto só uma GRANDE MULHER faria de verdade.

Perguntem ao Lula quem é Tiago, Antonieta da Silva, e os seus filhos Wilson, Tânia, Rosa, Marile, Claudemir e ele dirá.

Ficarei muito grato se você puder ler nossa história e dar vida a D. Lindú....para calar a boca estúpida de algumas pessoas que ainda criticam o homem...LULA.

Cordialmente
Wilson Alexandre.

MUSICWORLD - by Wilson Alexandre disse...

Esqueci de lhe passar o meu e-mail Glória....

wilsomalex@hotmail.com

Wilson com "M" no final....

Não quero contato direto com você, posso escrever tudo à respeito de D. Lindú por e-mail e enviar pra você.

Ficamos felizes por você ter sido escolhida para representar Dona Lindú...mas creio que os detalhes que temos sobre ela e nossa visão sobre ela serão muito importantes

Grato
Wilson Alexandre e família.

wilsomalex@hotmail.com

EUDINEIA GÓES disse...

oi sou sua fã , teamo muito e não perco nenhum trabalho seu , torço por vc e sua familia , Deus TE Acompanhe ,