quinta-feira, 20 de março de 2008

Gloria Pires Gravida Antonia /1992 Mulheres Espetaculares


Em São Paulo
Mostra de fotos revela as fantasias dramáticas de grandes atrizes brasileiras
Plantão Publicada em 19/03/2008 às 08h33mMárcia Abos - O Globo Online

SÃO PAULO - A fotógrafa Vânia Toledo considera-se uma privilegiada por ter tido a oportunidade de conviver com algumas mulheres espetaculares, tais como Fernanda Montenegro, Marília Pêra, Marieta Severo, Regina Casé, Giulia Gam, Vera Fischer, Glória Pires, Nicete Bruno, Zezé Motta, Dina Sfat, Beatriz Segall, Regina Duarte e Beth Goulart. A fotógrafa propôs a estas e outras atrizes brasileiras que interpretassem personagens diante de suas lentes. O resultado destes encontros pode ser visto pelo público, a partir desta quinta-feira, na exposição "Mulheres espetaculares", na Caixa Cultural da Praça da Sé.
Veja algumas fotos da exposição
- Conviver e conversar com estas atrizes maravilhosas me enriqueceu muito. Tive a oportunidade de dirigi-las e criar uma espécie de cartaz da estréia do personagem que cada uma delas criou. Cada retrato é um pequeno monólogo - conta a fotógrafa, cujo teatro é uma de sua paixões.
As 30 fotografias em preto-e-branco que compõem a exposição "Mulheres espetaculares" foram tiradas entre 1984 e 1991. Cada uma delas carrega uma história do processo de criação.
Após ser convidada por Vânia para fotografar, em 1984, Fernanda Montenegro disse na hora o que queria fazer. Pediu à fotógrafa que mandasse a seu apartamento uma perua kombi, porque ela ia providenciar tudo, cenário e figurinos, para a foto.
- Fernanda quis fazer uma mulher que está eternamente com enxaqueca, porque tem que conseguir dinheiro para produzir peças, cuidar dos filhos, do marido, de casa. Levou da casa dela uma poltrona, um tapete, um roupão e chinelos, tudo tirado de seu quarto. E fotografou sem maquiagem nenhuma - lembra Vânia.
Com Regina Duarte, a kombi voltou a ser usada, em 1991. A atriz quis fazer uma eterna estudante, para dizer que as mulheres precisam ser constantes aprendizes. Vânia mandou à casa de Regina a perua para buscar livros da biblioteca da atriz.
- Regina separou livros que ela havia lido e que a enriqueceram como mulher. No estúdio, decidimos que ela deveria se sentar sobre eles. O uniforme de colegial foi escolhido porque é um fetiche dos homens.
Vera Fischer nunca se casou ou se vestiu de noiva. A atriz disse a Vânia que gostaria de ter uma foto de noiva para mostrar a sua filha, Rafaela. O véu improvisado era uma manta de renda francesa e, durante a sessão de fotos, ela acabou ganhando uma nova função.
- Vera se embrulhou com o véu e ficou parecendo uma santa, uma Nossa Senhora Aparecida.
"Mulheres Espetaculares", fotografias de Vânia Toledo - Quando: de 20 de março a 20 de abril. Onde: CAIXA Cultural - Edifício Sé (Praça da Sé, 111). Quanto: grátis. Informações: (11) 3321-fantasias dramáticas de grandes atrizes brasileiras&categoria=Cultura&autor=Márcia Abos - O

Nenhum comentário: