terça-feira, 27 de janeiro de 2009

'Se eu fosse você 2' mantém liderança e ultrapassa marca dos 3 milhões


Comédia com Glória Pires e Tony Ramos já atraiu 3,2 milhões.Filme nacional desbanca longas de Nicole Kidman e Reese Witherspoon.No último fim de semana, a comédia "Se eu fosse você 2" manteve a liderança nas bilheterias brasileiras e ultrapassou a marca dos 3 milhões de espectadores.

Em cartaz há quatro semanas, a produção estrelada por Glória Pires e Tony Ramos atraiu cerca de 313 mil espectadores e já tem público acumulado de 3,2 milhões.

Para se ter idéia, "Meu nome não é Johnny", o longa-metragem nacional mais visto de 2008, teve público total de 2,1 milhões, e "Tropa de elite", que liderou em 2007, teve 2,4 milhões. Os dados são da Nielsen Edi.

No ranking dos filmes mais vistos do fim de semana, a produção nacional desbancou pela segunda vez o drama "O curioso caso de Benjamin Button", estrelado por Brad Pitt, que é o mais cotado entre os indicados ao Oscar 2009.

"Se eu fosse você 2" também derrotou as estreias de sexta-feira (23), incluindo a comédia infantil "Um faz de conta que acontece", com Adam Sandler, que ficou em terceiro lugar, "Austrália", com Nicole Kidman, que ficou em quinto, e "Surpresas do amor", com Reese Witherspoon, que ficou em sexto.

Confira abaixo o ranking completo.

1. "Se eu fosse você 2"
2. "O curioso caso de Benjamin Button"
3. "Um faz de conta que acontece"
4. "O dia em que a Terra parou"
5. "Austrália"
6. "Surpresas do amor"
7. "Marley e eu"
8. "Bolt - Supercão"
9. "Madagascar 2"
10."Sete vidas"

Gloria Pires começa as filmagens sobre Dona Lindu:



Lula, o filme, chega às telas este ano
Diretor Fábio Barreto pretende estrear a cinebiografia ficcional do presidente em outubro
Garanhuns - No set de Lula - O filho do Brasil, Fábio Barreto agia de forma um tanto apreensiva. No terceiro dia de filmagens, repetiu pelo menos uma dezena de vezes a cena da partida do pau-de-arara, que conduziu a família de Dona Lindu de Caetés ao litoral paulista. Um perfeccionismo mais do que justificado, considerando a importância da história a ser retratada. Inicialmente, o filme seria um documentário. Três anos atrás, quando se optou pelo gênero ficcional, o filho mais novo de Luiz Carlos e Lucy Barreto foi uma escolha natural para assumir o projeto. Em entrevista exclusiva ao Diario, Barreto revela detalhes do que pode ser seu mais ambicioso projeto, que deve estar nos cinemas ainda em 2009
Entrevista // Fábio Barreto
"Estaremos no Oscar do ano que vem"
Uma inevitável dúvida paira sobre as implicações políticas de produzir um filme sobre um presidente em exercício, que certamente estará em cartaz em ano eleitoral. Como você vê esta questão?
Este é um filme sobre o lado humano de Lula, não o político. Tanto que o filme termina em 1980, com o enterro de Dona Lindu. O único momento em que se toca em política é no contexto de líder operário, onde mostramos nele a preocupação de não deixar o sindicato ser tutelado por nenhum partido político. Para ele era fundamental defender o direito do trabalhador, não pela via partidária, pois Lula era um humanista. Daí ele ter chegado onde chegou.
Qual o conceito do projeto?
Esse filme trata principalmente de três esferas. A primeira é a da perda e superação. A segunda, é a da relação entre mãe e filho, ou seja, como o filho herda de uma maneira muito forte uma base moral e ética muito profunda, de uma guerreira que arrancou sete filhos do nordeste em um pau de arara. É bom lembrar que Lula nasceu em uma época em que o índice de mortalidade do Nordeste era de 35%. E a terceira é sobre a família, os Silva, que passaram pelo mesmo destino de outras milhares de famílias brasileiras.
O filme é uma adaptação do livro de Denise Paraná?
Não. O livro da Denise é uma rica coletânea de informações e depoimentos. Fizemos do filme uma ficção mesmo. Creio que o gênero desse filme é o da "dramaturgia de informação".
Então seria uma cinebiografia?
Sim, uma cinebiografia ficcionada. Como existem várias: Ghandi, Nixon, Bush, Chaplin. Lula hoje é uma personalidade brasileira do nível e extensão somente comparável a Carmem Miranda e Pelé.
O filme pode saciar o que seria uma curiosidade mundial em torno do presidente?
Ele vem exatamente para isso. Temos um plano de fazer um lançamento continental em setembro ou outubro, e depois na Europa. Assim como o lançamento no circuito comercial, pois não queremos entrar em 2010, que será ano eleitoral. Além disso, outubro é uma boa época para estar entre os filmes com potencial para o Oscar. Essa é uma certeza que eu tenho: a de que estaremos no Oscar do ano que vem.
Que estética foi adotada para o filme?
Estou tentando romper com o que fiz até agora em termos de linguagem com a câmera, tentanto dar a maior força possível para o que está sendo encenado, da mise en scène à marcação de atores. A fase Nordeste é muito despojada e simples. Escolhi uma abordagem em que a câmera participe o mínimo das situações. Indo para Santos, a família sai de uma realidade para outra, igualmente adversa, só que mais violenta, marcada pelo alcoolismo de um pai doente, que reprimia muito os filhos. Aí, sim, usarei mais interferências e movimentos de câmera. Em termos de referência visual, vejo uma mistura louca entre Sangue negro, de P.T. Anderson, que seria o máximo do épico, até Gomorra, por ser uma ficção feita como se fosse documentário.
E quanto à trilha sonora?
Estou conversando com Jaques Morelenbaum, que já trabalhou comigo em A paixão de Jacobina e em O quatrilho. Por se tratar de um filme histórico, que vai de 1945 a 1980, também vamos ter trilha incidental para pontuar cada época. Teremos de Luiz Gonzaga a Ray Conniff, que a família de Lula ouvia bastante em São Paulo. Vamos investir na própria Dona Lindu, que cantarolava músicas de Jackson do Pandeiro.
fonte:Diario de Pernambuco

Glória Pires filma "Lula, O Filho do Brasil" em Pernambuco





Atriz faz o papel de Lindu, a mãe do atual presidente do paísA pequena Caetés, ex-distrito de Guaranhauns, em Pernambuco, teve sua rotina alterada na segunda-feira (19), quando começaram por lá as filmagens de "Lula, O Filho do Brasil", de Fábio Barreto, que contará a trajetória de vida de Luís Inácio Lula da Silva.
Glória Pires, que interpreta Lindu, a mãe do presidente, era a mais assediada pelos moradores da terra natal de Lula. Aos jornalistas, a atriz só fazia um pedido: “Não quero falar sobre minha vida em Paris. Vamos falar sobre o filme”. Também foram feitas cenas na cidade de Capoeiras, onde a família de Lula, quando ele ainda era criança, pegou um pau-de-arara rumo a São Paulo.
No sábado (24), a equipe, sem elenco, registrou imagens na estrada BR-101, em Recife, para simular a chegada da família na capital paulista. No interior de Pernambuco, participaram das filmagens, além de Glória Pires, Milhem Cortaz (Aristides, pai de Lula) e Sóstenes Vidal (Frei Chico, irmão do presidente). Mas também estarão no elenco, entre outros, Cleo Pires (Lurdes, primeira mulher de Lula), Juliana Baroni (Dona Marisa), e Rui Ricardo Diaz, no papel de Lula nos tempos atuais. Amanhã, na terça-feira (27), começam as filmagens em São Paulo, com cenas previstas nas cidades de São Bernardo, São Caetano, Santo André, Santos e também na capital. Fábio Barreto espera estar com o filme pronto em setembro, para ser lançado na segunda semana de janeiro de 2010.
E, diferentemente do que aconteceu com O Quatrilho, de 1995, também dirigido por ele, não pretende inscrever o filme sobre Lula para disputar uma vaga no Oscar. “É para evitar constrangimentos, já que ele ainda estará na presidência. Mas já recebemos convites para participar dos festivais de cinema de Toronto, Roma, Los Angeles, Lima e San Sebastian”, informou a assessoria do filme.

Fonte: Revista Quem Acontece

Filme sobre o presidente Lula começa a ser rodado em Pernambuco






Rio - Palavra tantas vezes repetida no discurso vitorioso de um então recém-empossado presidente brasileiro, a esperança é o único sentimento comum aos moradores de uma região em que a água é artigo de luxo e sobrevivência.
lugar como este, de realidade tão dolorosamente áspera, se desenrolam as primeiras cenas de ‘Lula, o Filho do Brasil’, filme de Fábio Barreto que começou a ser rodado terça-feira em Garanhuns, Agreste de Pernambuco.
Vizinho de Caetés, cidade em que nasceu Luiz Inácio Lula da Silva, personagem principal da produção, Garanhuns foi cenário para o sofrimento — real e fictício — dos atores envolvidos no filme. Filmando pela primeira vez numa locação do Nordeste, Glória Pires, que interpreta dona Lindu, mãe de Lula,dividiu com sete crianças — os atores que vivem o futuro presidente e seus irmãos — as desventuras agrestes.
“Eles estão andando descalços na pedra, se acostumando a entrar nos barreiros sujos, bebendo água no mesmo lugar em que bois e cabritos bebem. Foi duro, mas emocionante para todos”, conta o diretor Fábio Barreto. As filmagens em Pernambuco seguem até hoje e amanhã a equipe começa a rodar em São Paulo.
O lançamento está previsto para setembro.As primeiras cenas mostram as dificuldades da infância de Lula. “Aos 3, 4 anos, ele andava seis quilômetros para pegar água, matava calango para comer, quase foi morto por escorpião. São cenas muito fortes. Hoje (ontem), fizemos a seqüência em que a família parte de pau-de-arara.
Uma mãe sozinha com sete crianças”, explica Barreto, que já espera receber críticas.“Há chance de que pessoas pensem que essa é uma peça de propaganda para favorecê-lo eleitoralmente. Mas é um risco que vou correr. Tenho uma bela história nas mãos, de um homem que estava fadado ao fracasso e chegou onde está.”Barreto acredita, no entanto, que a fama mundial de Lula possa contribuir para a repercussão internacional do filme. “Pode escrever: ano que vem eu estou lá no Oscar, e desta vez eu trago essa estatueta”, aposta o diretor, indicado como Melhor Fime Estrangeiro em 1995 com ‘O Quatrilho’, que também tinha a participação de Glória Pires.
Fonte: Jornal ODIA

sábado, 10 de janeiro de 2009

Entrevista ISTOEGENTE 2009


Atriz volta a interpretar um papel masculino em Se eu fosse você 2, conta que os homens com quem convive são elegantes, e retoma as parcerias com Daniel Filho,Tony Ramos e Chico Anysio TEXTO AINA PINTO / AG.ISTOÉ Glória Pires diz que sempre teve o desejo de interpretar um homem, o que fez em Se Eu Fosse Você, blockbuster que teve 3,6 milhões de espectadores em 2006.

Agora, repete a dose na continuação do filme de Daniel Filho que estreou na sexta-feira 2. Sua personagem, Helena, troca novamente de corpo com o marido, Cláudio (Tony Ramos). Na interpretação cheia de sutilezas, Glória não passa nem perto de parecer uma mulher travestida nem usa de estereótipos gestuais de um homem grosseiro. “Os homens com quem convivi e convivo, meu pai, meu marido, são sensíveis.

Não conheço esse homem bruto, estúpido, a não ser como atriz que observa todo mundo, o vizinho, a pessoa na rua. Mas os homens da minha vida são muito elegantes. Meu filho também”, diz, referindo-se a Bento, de 4 anos, e rindo de si declara: “Sou aquela mãe babona que fica louca no meio da entrevista!” O gosto pela convivência com o caçula volta à conversa, quando conta das aulas de futebol que fez para o filme. “Jogo com o Bento, coisinha simples”, ri. “Brinco de luta, de super-herói, a gente rola no chão.

É um mundo novo para mim, porque tenho três meninas (Cléo Pires, Antônia e Ana). Estou amando.” As brincadeiras têm ocorrido em solo francês. Desde o início do ano, Glória e a família vivem em Paris. “O Orlando (Morais, marido da atriz) recebeu um visto chamado ‘competência e talento’. Isso permite que ele trabalhe e more no país por três anos, renováveis”, explica. “É um presentão que Deus me deu, de estar com minha família, morando em um lugar que eu sempre amei”, conta. Glória só vem ao Brasil para trabalhos rápidos e que coincidam com o período de férias dos filhos. “Sem a família, eu enlouqueço”, diz.

A volta ao País está programada para 2010, quando fará uma novela de Gilberto Braga, autor de Dancin’ Days (197, que a projetou como atriz, aos 15 anos, e selou a parceria com Daniel Filho. Glória lembra que não queria fazer o teste para a novela, que seria dirigido por ele. Tudo porque, anos antes, ainda criança, ela havia sido reprovada. “Ele me disse: ‘Você fez direitinho, mas eu precisava de uma menina muito bonitinha’. Isso foi complicado para mim”, conta. Mas foi Daniel quem insistiu para que ela fizesse Dancin’ Days. “Eu tinha um pé atrás com ele, porque me senti agredida. Até o dia em que falei com ele, que ficou mortificado. Ele não tinha idéia do que tinha acontecido”, conta. Desde então Glória é uma das atrizes preferidas do diretor.

“Nossa relação não é apenas de trabalho. Ela me chama de irmão, mas é como uma filha”, diz ele. Outra parceria retomada é com Tony Ramos, que já rendeu dois filmes e duas novelas. “As pessoas gostam de nos ver juntos e eu adoro. Sou fã dele”, diz ela, que também reencontrou no filme Chico Anysio. “Foi uma honra, porque eu praticamente comecei com ele, fazendo o Chico City.” O começo foi há exatos 40 anos.

“Não há muito o que falar sobre isso. A comemoração é o fato de eu estar na ativa, fazendo o que me dá prazer.” O próximo trabalho no cinema será em Lula – O Filho do Brasil, em que interpretará dona Lidu, mãe do presidente. “Encontrei a família dele, colhi informações. Era uma pessoa diferente do que eu imaginava. Foi uma surpresa e o primeiro desafio”, diz a atriz, que esteve no País apenas para o lançamento do filme e voltou a Paris a tempo para

Fotos Filme Se eu fosse voce 2







ss



























































Entrevista Gloria Pires Revista Quem 02/01/2009





Glória Pires volta a trocar de corpo com Tony Ramos na comédia “Se eu fosse você 2” Aconteceu de novo: Helena (Glória Pires) troca de corpo com o marido, Cláudio (Tony Ramos), em meio a uma crise conjugal, na comédia Se Eu Fosse Você 2, continuação do sucesso de 2006 que levou 3,6 milhões de pessoas aos cinemas. Glória, que está morando em Paris, falou a QUEM quando esteve no Brasil para divulgar o longa-metragem – ela volta ao país em 10 de janeiro para filmar a história do presidente Lula, dirigida por Fábio Barreto.



QUEM: Foi mais fácil fazer um homem agora?
GLÓRIA PIRES: Como não estava mais assustada com a novidade de mudar de gênero, pude me dedicar mais a interpretar o Tony.
QUEM: Mas precisou estudá-lo?
GP: Não. A gente se conhece bem. Orlando e eu nos encontramos frequentemente com Tony e Lidiane. Tem uma convivência, então facilita.
QUEM: Aprendeu algo novo sobre os homens?
GP: Sempre me interessei pelo universo masculino. Não me incomoda o homem ser diferente da mulher. Isso que é bom, as diferenças.
QUEM: Você fez a cena da embaixadinha?
GP: Lógico (risos)! Em grande estilo (risos)! Teve muito treinamento, muita bola fora. É muito difícil. Eu nunca tinha jogado e também não dei continuidade, não. Eu é que dei a idéia dessa cena. O Daniel (Filho) gostou, botou no roteiro. E acho que ficou engraçado.
QUEM: Gostaria de ser homem por um dia?
GP: Não sei... Sou muito feliz sendo mulher.
QUEM: Qual o maior privilégio de ser mulher?
GP: A maternidade e o aleitamento. Não tem explicação. É muito louco. É maravilhoso. QUEM: Tem alguma coisa chata?
GP: O período menstrual é uma coisa chata, embora eu não sofra, não tenha dores, TPM, nada

Glória Pires & Tony Ramos Riso solto 2009



Por Márcia Pereira

Ninguém duvida do talento de Gloria Pires, 45 anos, e Tony Ramos, 60, nem de Daniel Filho, 71. Mas quando o diretor convidou os dois para fazer a continuação da comédia Se Eu Fosse Você, sucesso de bilheteria em 2006 que levou 3,6 milhões de pessoas aos cinemas (e ganhou o prêmio de Melhor Filme, segundo o júri popular, no 2º Prêmio Contigo! de Cinema), pintou uma pontinha de desconfiança. Será? ''Filmar seqüências é uma característica do cinema americano. No nosso mercado isso não é comum. Mas Daniel disse que tinha uma história boa e quando ele nos falou qual era, nossa, que delícia!'', conta Tony.Realmente, ele estava certo em depositar crédito em Daniel, ''dono'' não só do set, mas também do argumento dos dois filmes. Algumas piadas até se repetem, mas quem se cansaria de ver Tony se rebolando para encarar a rotina de Helena ou Gloria destilando a impaciência de Claudio? Se Eu Fosse Você 2 tem a mesma graça e fôlego do primeiro - aliás, é bom estar com o músculo abdominal em dia, porque a barriga vai doer de tanto rir! -, no qual marido e mulher acordam com os corpos trocados. A seguir, o que Gloria, que deixou a família em Paris para rodar o longa, e Tony falaram de Se Eu Fosse Você 2, que estréia na sexta-feira (2).Tony RamosPegando carona no filme, se fosse mulher, o que faria que não faz por ser homem?Nunca invejei nada da ou na mulher. Quando a minha mãe se separou do meu pai eu tinha apenas 3 aninhos e então eu fui criado por ela e pela minha avó, mãe dela. Aprendi muito, convivendo com elas, sobre o universo feminino. Aprendi que devemos ter um grande respeito pelas mulheres, por tudo o que elas fazem. Por isso, nunca quis fazer nada que uma mulher faça. E sou bem-resolvido como homem e como eu sou, com meu nariz adunco, meus pêlos, minha idade. Meus cabelos brancos. Poucos, aliás.Qual sua seqüência mais hilária no filme?A do futebol já é um clássico. As pessoas morrem de rir mesmo. O pessoal até perde as piadas, porque não consegue parar de rir da anterior.Realmente, o filme é muito divertido. E parece que vai ter um terceiro. Pelo menos é o que se conclui ao ver a dica que o Daniel Filho deixa no fim...Ah é. Aparece ''Se Vovó Fosse Vovô''!. Pois é, eu não sabia que ele ia fazer isso. Quando vi, perguntei para ele: ''Que é isso, Daniel?''. E ele respondeu, rindo: ''Ah, eu joguei no ventilador''. Perguntei se ele pensava mesmo num terceiro filme e ele disse que preferia curtir os próximos filmes (os dois acabaram de rodar Tempos de Paz e Daniel vai filmar a cinebiografia do médium Chico Xavier) e que depois pensaria nisso.Outra cena sua que impressiona é a da depilação. Foi a sério aquilo?Tem momentos de pura realidade ali, sim. Alguns pêlos foram realmente arrancados, com cera.Ui!! E doeu?Não. Só um pouquinho...Que feio, desdenhando do sofrimento feminino...A idéia não era arrancar todos os meus pêlos. No fim, tem um efeito gráfico, feito posteriormente no laboratório.No longa, a gravidez na adolescência é abordada. Você e sua mulher (Lidiane) passaram por isso na família?Quando nossos filhos entraram na adolescência, eu e minha mulher, que é uma sábia, sempre dizíamos: ''Olha, fazer sexo, ter alguém, beijar, dar uns amassos é uma delícia, mas se previnam!''. Nunca deixamos de discutir esse assunto com a abertura e a alegria que tem de ter. Até porque não se deve falar de sexo com culpa. Então, conosco, nunca aconteceu (gravidez indesejada).Que mulher gostaria de ser: a próxima primeira-dama americana, Michelle Obama, a primeira-dama da França, Carla Bruni, a chanceler alemã, Angela Merkel, ou a top model Gisele Bündchen?Ah, nenhuma dessas. Eu queria ser a Barbra Streisand. Bela cantora, bela atriz e bela diretora.Gloria PiresDeve ter se divertido e se encantado com o roteiro, para deixar Paris e vir ao Brasil rodar o filme. Qual a maior dificuldade de filmar aqui, morando na França?Eu me diverti muito. Mas o filme ia ser feito antes de eu me mudar para Paris. Só que o Daniel não gostou do primeiro tratamento do roteiro e as filmagens foram adiadas para abril de 2008. Foi complicado deixar a família em Paris e vir filmar sozinha. Foi triste, mas passou. E o filme taí, é muito bacana. Imagine que eu não ia fazer (o filme).Há algumas semanas, Daniel Filho disse que você estava tão adaptada a Paris que achava que não voltaria mais para o Brasil. Você vai virar parisiense de vez?(risos) Não sei. Não tem como prever isso. Por causa do visto que o governo francês concedeu ao Orlando - o músico, marido de Gloria, ganhou o Visto de Permanência Competências e Talento -, temos permissão de morar e trabalhar na França por três anos. Queremos ficar o máximo possível e estamos nos organizando para ficar os três anos (em fevereiro faz um ano que Gloria, Orlando, Antônia, 16, Ana, 8, e Bento, 4, se mudaram para a capital francesa). Mas em 2010 estou por aqui para fazer a nova novela do Gilberto Braga.A gravidez na adolescência é tratada pelo filme. A possibilidade de isso acontecer com sua filha adolescente, Antônia (de 16 anos), por exemplo, a assusta?Lá em casa não há assunto proibido. As meninas têm toda a liberdade de falar com o pai, que também é superaberto e ótimo conselheiro. Não tem por que uma gravidez indesejada acontecer na nossa família. As meninas não são bobas, são informadas, sabem que está na mão delas engravidar ou não. E também sabem que têm de se proteger de doenças.Gostaria de vê-las casadas na igreja?Acho que as pessoas têm de procurar sua forma de serem felizes. Eu respeito demais isso. Se quiser casar na praia ou na igreja, vou ficar feliz. Se não quiser casar, também vou ficar feliz. Se elas estiverem felizes, também fico.Você disse na entrevista para divulgar Se Eu Fosse Você (em 2006) que não gostaria de ficar no corpo de um homem, mas que adoraria ter as pernas do Orlando Morais. Ainda inveja as pernas dele? E que parte do corpo de um homem não lhe agrada?As pernas do Orlando são lindíssimas mesmo. São as mais bonitas da casa dele (risos). Ele foi atleta, jogador de vôlei. Eu acho que aquele pomo-de-adão proeminente é bem dispensável. Sempre achei muito estranho. Qual a sua serventia? Nunca entendi o porquê dele. Mas tenho notado que os homens não o têm mais tão saliente.

Gloria Pires e sua filha Cleo compras de Natal RJ 2008



Cleo e Gloria Pires juntas nas compras de Natal
Sab, 13/12/2008 - 15:31
Cleo Pires e sua mãe, Gloria Pires, aproveitaram a tarde para fazer compras no Shopping Fashion Mall, no Rio de Janeiro. Juntas ou separadas, as duas atrizes caminharam atentas às lojas.